Diferença entre muy e mucho


Lección 14

Em espanhol a palavra muito fica divida em duas formas: muy e mucho. Às vezes é um pouco confuso na hora de falar mas se conhecermos bem a regra gramatical e praticarmos, tudo torna-se bem mais fácil. Vamos aprender essa regra gramatical:





O muy indica intensidade e sempre aparece na frente de um adjetivo ou advérbio. Sua forma nunca muda:

Mi hermano terminó los ejercicios muy rápidamente.
Meu irmão terminou as tarefas muito rápido.

Los jugadores de baloncesto son muy altos.
Os jogadores de basquete são muito altos.

El trayecto fue muy largo.
O trajeto foi muito longo.

O mucho pode mudar de forma mucho, muchos, mucha ou muchas. Indica quantidade quando está na frente dos substantivos e intensidade quando aparece depois dos verbos.


Tengo muchas amigas.
Tenho muitas amigas.

Me gusta mucho comer jamón.
Eu gosto muito de comer presunto.

Te quiero mucho.
Quero você muito.


Existe a exceção de uso de mucho antes de alguns advérbios para fazer comparações: mejor, peor, después...

Soy mucho mejor estudiante que tú.
Eu sou melhor estudante que você.


   *Erros comuns:

Él es muy más inteligente que tu amigo. (Lembre que a comparação sempre é feita con mucho.)

El corre mucho rápido. (Rápido é adjetivo, então precisa de muy.)



2 comentários: