Gerúndios irregulares em espanhol


Olá. Tudo bem? Estou de volta após uma paradinha durante as férias de janeiro e o Carnaval. Nesta primeira postagem após minhas férias vamos aprender uma lista com os gerúndios irregulares em espanhol porque criam muita confusão, mas não é uma questão difícil, com estudo e prática memorizá-los não é um problema. Vamos lá !



Gerúndios irregulares em espanhol

Verbos em espanhol (português)
Gerúndio

Poder (poder)
Pudiendo
Decir (dizer)
Diciendo
Ir (ir)
Yendo
Construir (construir)
Construyendo
Leer (ler)
Leyendo
Preferir (preferir)
Prefiriendo
Morir (morrer)
Muriendo
Traer (trazer)
Trayendo
Servir (servir)
Sirviendo
Dormir (dormir)
Durmiendo
Caer (cair)
Cayendo
Tener (ter)
Teniendo
Ver (ver)
Viendo
Escribir (escrever)
Escribiendo
Saber (saber)
Sabiendo
Divertirse (divertir)
Divirtiéndose
Salir (sair)
Saliendo
Oír (ouvir)
Oyendo


Exemplos:

Yo estaba durmiendo cuando mi hermano me llamó.
Eu estava dormindo quando meu irmão me ligou.

Tras estudiar mucho terminó aprobando el examen.
Após estudar muito terminou aprovando a prova.

Desde aquí estoy viendo el mar.
Desde aqui estou vendo o mar.

Mi primo está construyendo su casa nueva.
Meu primo está construindo sua nova casa.

Mañana estaré leyendo mi nuevo libro. 
Amanhã vou estar lendo meu novo livro.



2 comentários: